top of page

Para fala com o Coordenador (a):

Da pastoral entrem contanto com o Escritório Paroquial

Contato: (66) 3521-2071 OU (66) 98414-0151

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como uma resposta da Igreja em favor da Família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar formar verdadeiros cidadãos, conhecedora de seus direitos e deveres.

 

Missão da Pastoral Familiar

A missão da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. É imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família.

 

Metas principais da Pastoral Familiar

1)Fazer da família uma comunidade cristã; 2) Fazer com que a família seja Santuário da Vida. 3) Resgatar para a família seu justo valor de célula
primeira e vital da sociedade; 4) Tornara Família missionária e Igreja doméstica. 5) Acolher toda a família a partir da realidade em que se encontra; 6) santificar os laços familiares; 7) Oferecer com qualidade formação aos noivos; 8)Despertar a família para o papel de educadora; 9) Oferecer apoio aos casais e famílias; 10) Promover a missão em família; 11) aticular o trabalho em conjunto com as outras pastorais; 12) Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.

 

Setores da Pastoral Familiar

Setor Pré-Matrimonial:

Articular com catequese (pais e catequizandos), jovens e escolas, evangelizar namorados e noivos.


Setor Pós-Matrimonial:

a) Oferecer ajuda e formação para recém casados e grupos familiares; b) Formação contínua para vida conjugal, familiar e comunitária.

 

Setor Casos Especiais

1) Famílias em situações conflitivas (motivos alheios a sua vontade. Ex. droga, alcoolismo, etc.), 2) Famílias em situações irregulares (matrimônio à experiência; uniões livre de fato; católicos unidos apenas no casamento civil; separados e divorciados sem 2a união; divorciados que contraem nova união - casais de 2a união). 3) Famílias em situações especiais (matrimônio misto; matrimônio canônico precedito de divórcio civil; os sem-família). Acolher a todos incentivando e acompanhando, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja.

 

Como criar a Pastoral Familiar

Formar grupos de famílias, nas suas mais diversas composições, ou seja, qualquer pessoa pode participar. Ninguém deverá ser excluído. Objetivando o resgate da identidade, a vocação, a missão da Família católica e a sua pertença à comunidade eclesial. Utilizar a metodologia do subsídio diocesano com reflexão a partir da Palavra de Deus/Leitura Orante. b) Reavivar os grupos já existentes. c) preparar agentes qualificados para desenvolver a missão da Pastoral Familiar nos setores.

 

Importância da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar - a nível paróquial, diocesano e nacional - deve considerar-se, não apenas uma opção entre outras, mas uma premente necessidade que virá a ser como foco irradiador dos valores cristãos da nova evangelização, no próprio âmago da sociedade onde a família está radicada; é ela que dará estabilidade ao longo do tempo do esforço evangelizador.
É preciso empregar todas as forças para que a Pastoral Familiar se afirme e se desenvolva, dedicando-se a um setor verdadeiramente prioritário, com a certeza de que a evangelização, no futuro, depende, em grande parte, da Igreja doméstica (FC, n. 76)

bottom of page