top of page
19/12/2018 / alodizimista.net

Nenhuma Partida é Inútil!

DSC04758.JPG

"Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, olhar que acaricia, amor que promove... E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais. Mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar”.

Há pouco mais de quatro anos eu chegava em Alta Floresta, na bagagem trazia sonhos, expectativas, medos e incertezas. Aos poucos, fui-me acostumando com o calor, aprendendo as estradas, conhecendo as comunidades, os rios e as matas... Mas o tempo passou... Agora é hora de partir.

A experiência da partida guarda sempre um tom de incerteza, medo, expectativa pelo novo, saudade do que ficou... Mas é preciso arriscar! E “nenhuma partida é inútil. Ela pode ser dolorosa, crucificante, deixando nosso coração cheio de saudades, mas ela é e sempre será indício de vida nova, de vida mais pujante...”.  

A vida é um eterno aprender e com vocês aprendi, cresci, acalentei sonhos, vislumbrei novos horizontes... Saí de casa e encontrei uma casa. É privilégio ter mais de uma casa. Deixei uma família, encontrei outra família maior do que a que eu deixei.

Estou partindo para outra área de missão, mas levo cada um de vocês no coração, ciente de que vocês agora já fazem parte da minha história. Não consegui memorizar o nome de todos, mas guardo firme na lembrança o brilho de cada olhar, rostos que me revelam a face de Deus. Dou graças a Deus, cada vez que me lembro de vocês nas minhas orações, pois vocês foram companheiros/as “na estrada da missão” desde o início até agora. E se realizei alguma coisa que seja digna de memória, foi porque vocês me apoiaram e estiveram sempre ao meu lado.

Na minha bagagem não estou levando ouro nem prata. Mas levo a experiência de uma Paróquia que se define como Comunidade de comunidades! Que sabe acolher as crianças porque elas fazem irromper a novidade no mundo! Que abraça a juventude porque ela, com a sua atitude ousada e criativa, abre para o mundo a janela do futuro! Que cuida dos idosos para que eles, mesmo em meio à fragilidade da vida, não percam a serenidade, a esperança e a fé! Que não abandona os pobres porque eles nos ensinam a colocar a nossa confiança em Deus e a relativizar a ostentação das riquezas! Que zela da família para que os pais sejam presença na vida de seus filhos, educando-os com a pedagogia de Jesus! Que cuida da Mãe Terra, nossa Casa Comum, para que toda a Criação com a sua rica biodiversidade, possa expressar o louvor do seu Criador!

Obrigado a todos e a todas. Sintam-se todos abraçados, pois este é o meu desejo. Que o nosso bom Deus não deixe esfriar em nossos corações as chamas do amor e da esperança. Este amor que gera saudade, mas não nos deixa cair na nostalgia que paralisa. Que Ele nos ajude a olhar para o que o nosso passado com gratidão, a viver este momento de nossa história com paixão e abraçar o futuro com muita esperança, pois no crepúsculo da noite, o raiar de um novo dia já se anuncia.

Abençoado Natal e Feliz 2019!

Por Pe. Rodrigo Ferreira da Costa,SDN

“Há tempo para nascer, para plantar, para chegar e para partir...”(Eclesiastes 3). Pe. Rodrigo, seu trabalho na Paróquia nesses 4 anos, o definiu como homem de fé, serviço, carisma, alegria, simplicidade e honradez. Graças ao seu trabalho desenvolvido ao longo desses anos, e por ter sido instrumento de Deus, contribuiu para deixar ainda mais a Paróquia em uma igreja mais acolhedora, mais alegre e atuante. Enfim, uma Igreja em saída, uma Igreja missionária e jovem. Que o Santo Espírito de Deus ilumine sua missão. Nosso agradecimento por tudo!   -    PARÓQUIA SANTA CRUZ  - ALTA FLORESTA -MT

Veja abaixo algumas fotos - 4 anos - Pe. Rodrigo 

bottom of page