top of page
DEPARTAMENTO DEFESA DA VIDA - LAR SANTA ISABEL

No mês de dezembro de 2003 reuniu um pequeno grupo de pessoas na escola Furlani da Riva, para discutir acerca das pessoas em situação de rua e ver a possibilidade de ajudá-las. Dai surgiu a ideia de organizar um espaço para acolher aquelas pessoas que tanto sofriam pelas ruas da nossa cidade.

Segundo Dona Francisca, uma das pessoas envolvidas nessa missão, " o grupo tomou a iniciativa de convidar mais pessoas para participar desse sonho e organizou vários encontros, a equipe Nossa Senhora Aparecida, os voluntários Promotores da Pz, reuniram-se com o Pe. Geraldo Mayrink, SDN, na época pároco da Paróquia Santa Cruz, entre outras pessoas de boa vontade para falar sobre o drama destes irmãos em situação de rua em nossa cidade. Também o Pe. Mayrink estava muito preocupado com essas pessoas que ficavam ao relente e dormiam na Praça da Igreja matriz. O desafio estava lançado, então os voluntários Promotores da Paz tiveram que procurar parcerias com gestores Municipais para levar a diante a iniciativa. Foram muitas as dificuldades, mas como gostava de repetir o Pe. Mayrink, esse tipo de trabalho é sempre democrático, envolve a todos. Por  isso, mesmo com as dificuldades, sempre houve palavras de Fé e otimismo para que essa equipe de voluntários não desanimasse e ao poucos o sonho foi tornando-se realidade".

Tendo um local Próprio para acolher as pessoas em situação de rua e formada a primeira Diretoria para o Lar e para administrar esse projeto, assim foi criado o Estatuto Social e registrado a criação do Lar Santa Isabel no dia 27 de janeiro de 2006 no cartório do 2º Oficio, registro civil de pessoas jurídicas.

O Lar então nasceu de um ideal fraterno de dois grupos religiosos de voluntários denominados "Promotores da Paz - Nossa Senhora Aparecida e Apostolado da Oração". Ambos da Igreja Católica, que imbuídos do espírito de fraternidade Sonhavam em diminuir as diferenças sociais e auxiliar o próximo.

Muito significativa, é a presença das Comunidades, Pastorais e Movimentos junto ao Lar Santa Isabel, servindo um delicioso almoço e também levando uma palavra amiga, afeto, atenção, bem como a Palavra de Deus que ilumina a vida e refaz a esperança. Pois nossa missão junto a esses irmão não consiste somente em levar o pão material, mas também em partilhar pão da palavra de Deus, da alegria, da fé e do amor.

A cada domingo das 9h00 as 15h00, uma comunidade faz o almoço, reza, canta, conversa, celebra, convive com os acolhidos no Lar, seguindo a ordem de jesus de sermos misericordioso (cf. Lc 6,36).

Lar Santa Isabel, Trabalhamos resgatando a autoestima, garantindo o direito à cidadania e reintegrando ao seio da família e da sociedade. O Lar Santa Isabel quer ser um parceiro nessa luta por incluir os excluídos.

No Lar Santa Isabel, a Missão é acolher homens em situação de rua. O Lar atende em período integral, ou seja, oferece alimentação, material de higiene pessoal, banho, hospedagem, remédio, regularização de documentos, cuidados com a saúde física e mental, desenvolvimento de habilidades sociais, inserção no mercado de trabalho, inclusão nos programas sociais do governo federal, entre outro, além de atividades pedagógicas e recreativas. " Nós procuramos fazer do Lar um espaço de dignidade e fortalecimento dos vínculos garantindo o direito desses cidadãos que muitas vezes nem a família nem a sociedade querem mais".

Atualmente o Lar acolhe em média 25 a 30 homens semanalmente em suas dependências. " Sua administração é realizada por um grupo de pessoas voluntárias envolvidas nos trabalhos pastorais das nossas comunidades católicas das Paróquias Santa Cruz e Bom Pastor. Esses voluntários acreditam que a caridade é a melhor maneira de visibilizar o rosto trinitário do Deus amor. Contamos sempre com o apoio dos Padres Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, e com cinco funcionários, que trabalham diariamente no Lar levando um pouco de alívio para o sofrimento desses irmãos que perderam a dignidade de viver e procurando resgatar a autoestima e a esperança por dias melhores".

A missão é acolher homens em situação de vulnerabilidade pessoal e social que estão em situação de rua.

Coordenadora 

Vilma Dias 

bottom of page