10/12/2021 / alodizimista.net
Campanha da fraternidade 2022
FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO
Fala com sabedoria, educa com AMOR
A Campanha da Fraternidade nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afi nal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança.
Objetivo Geral - Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário
Objetivos Específicos
1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
“A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania.”
DIALOGAR - Na dinâmica dialógica, a escuta do outro e de sua realidade é fundamental. Quais frutos da escuta? - A pandemia da covid-19 pode nos dar lições e despertar compromissos; - Refletir sobre projeto de vida e projeto de sociedade (Casa Comum, Economia de Francisco e Clara, Laudato Si’, Frateli Tutti); - construir o novo; cultura do encontro; Formação humana; fraternidade e a amizade social; - A Educação formal no Brasil, A Educação Básica, Educação Superior, Educação Católica; - Professores e gestores em sua missão de educadores; - Refletir o Ensino Religioso; - Quais outros contextos educativos? Educação popular; Educação social... Quais outros cenários?
DISCERNIR Elementos primordiais para Educar NA fé e Educar PARA o diálogo, no seguimento de Jesus Cristo, Mestre e Educador, como discípulos missionários
AGIR Passos e metas! Um projeto de vida como fonte para uma nova sociedade! O Pacto Educativo Global. Educar para um novo humanismo. Educar é iniciar processos. Avaliar o compromisso com a Educação
Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as bases do humanismo solidário.
Fiquemos atentos para participar com alegria de nosso momento de formação, preparação para celebrar bem nossa quaresma, com grandes frutos de conversão, assim nossa páscoa sera mesmo um novo projeto de vida.
Por Pe. Renato Dutra Borges, SDN